quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Espírito, Alma e Corpo

 

 

Estudo referente à 1TS 5.23 – E o mesmo Deus de Paz voz santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nesta carta aos Tessalonicenses, Paulo exorta a igreja de Tessalônica a permanecer em santidade aguardando a vinda do Senhor. Ou seja, aquele que nos resgatou completamente – espírito, alma, corpo – exige também a santidade de todo o nosso ser conforme descrito em 1TS 4.3.

O homem é composto de alma e corpo, embora em certos casos o termo “espírito” seja acrescentado.

Quando Paulo diz... E todo o vosso espírito... quer expressar sobre o espírito humano que eu entendo por faculdades mentais do ser humano onde a onisciência divina tudo conhece, conforme Hebreus  4.13. Este espírito humano, mais alma, mais corpo, juntos devem glorificar ao Senhor.

Além do espírito humano, apenas dois tipos de espíritos poderão habitá-lo: o Espírito Santo na vida do crente, conforme João 14.17 e 15.26, e um (ou vários) espírito maligno conforme Mt 12.45, Lc 22.3. A bíblia diz, ainda, que quem não tem o espírito de Cristo não é dele, conforme Romanos 8.9.

Sobre a Salvação, a bíblia nos diz que todo aquele que crer e ser batizado será Salvo, conforme Marcos 16.16. Batismo significa nascer de novo, e quando questionado por um Fariseu chamado Nicodemos se teria que tornar a entrar na barriga de sua mãe, Jesus responde: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:3-5). Depois destes, somos selados com o Espírito Santo da promessa conforme Efésios 1.12-14. Prova disso é a confirmação descrita no batismo de Jesus no rio Jordão quando o Espírito Santo desceu em forma de Pombo, conforme Marcos 1.10.

Havendo o cristão recebido o Espírito Santo como uma fonte de vida em Cristo, ele é exortado a orar com o espírito, cantar com o espírito, andar no espírito, de forma que em alguns casos torna-se difícil distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do cristão.

A Salvação foi conquistada lá na cruz do calvário através de Jesus Cristo, único caminho, única verdade, única vida. Seu sangue derramado nos lavou o pecado e nos comprou para que possamos herdar o reino de Deus. 1CORINTIOS 6.20 vale a pena ler do versículo 9 – 20.

Se crermos nesta verdade e confessarmos com nossa boca, faremos as outras coisas que se seguem conforme a palavra de Deus.  João 8.23 e Rm 10.8-9.

 

Amém.